■ Textos longos, em cor bastante contrastada em relação à cor do fundo, são mais fáceis de ler.
► Texto preto sobre fundo branco ou levemente amarelado.
► Os textos sobre fundos verdes ou vermelhos podem ser difíceis de ler por como daltônicos ou pessoas com discromatopsias em diversos graus.

■ Tamanho da fonte legível em monitores pequenos e médios facilita o uso em diversos dispositivos embora estatísticas mostrem que os usuários lêem mais os textos longos configurados em tamanhos de fonte menores.
■ Formatação de textos em HTML (e não como imagem) permite que sejam ajustáveis e relacionáveis (links), bem como mais facilmente rastreáveis pelos buscadores da internet
► Pessoas com córneas menos flexíveis e menos sensíveis à luz têm dificuldade de identificar letras pequenas e costumam configurar os textos para tamanhos mais confortáveis.
A estrutura visual das páginas deve se manter compreensível mesmo que o usuário ajuste o tamanho da letra para ler mais facilmente.
Se possível, programar com a equipe de conteúdo um dia de usabilidade (usability day), a ser realizado periodicamente, para a manutenção da sensibilidade em relação à estruturação editorial, com a verificação do tamanho dos textos e das fotos, do funcionamento dos links, da adequação dos textos à leitura em tela, da adequação dos temas ao interesse do público.
(Atualizado em 29.12.2019)