PNG é um formato adequado para gráficos que exijam precisão de tons – o GIF só pode lidar com 256 cores. Apresenta profundidade de 8 bits (256 cores), 16 bits em preto e branco, ou 48 bits. Normalmente tem 4 bytes por pixel, para os canais R, G, B e um canal alpha. Remove 3/4 dos dados do arquivo através do armazenamento de índices de uma palheta de cor. O canal alpha usa um algoritmo de seleção de palheta, que permite a preservação da transparência.
Para uso em dispositivos digitais, o PNG8 (8 bits) é o formato preferido para subsituir os GIFs, pois gera imagens menores e de melhor qualidade.
O canal alpha, com transparência variável, é fiel à cor original e o tamanho da imagem mantém a vantagem da imagem de 8 bits em detrimento das imagens de 32 bit, que normalmente têm um canal adicional de transparência.
■ Apresenta compressão de 5 a 25% maior que o formato GIF, embora em casos excepcionais possam ser até 6% maiores. Imagens com amplas áreas de cor chapada comprimem melhor que as imagens com muitas áreas de transição de cores.


■ Permite a correção do valor do brilho das cores de acordo com o brilho do monitor em que foram criadas, para que o browser mostre ao usuário as mesmas características da imagem original.
No entanto, este recurso deve ser considerado quando se usa a mesma cor na imagem PNG e em um fundo configurado com CSS. Como os padrões CSS não estão sujeitos à mesma correção, superposições da mesma cor entre imagem PNG e fundo podem apresentar diferenças.
Por este motivo, browsers como Firefox, Safari e Opera ignoram a correção de brilho deste formato, com excessão do Internet Explorer.
Pode-se evitar o ajuste automático de brilho quando se cria as imagens, embora o recurso “Salvar para web” do Photoshop não apresente esta opção. É necessário para isto usar aplicativos como o TweakPNG.
■ As imagens em PNG entrelaçadas (interlaced) podem ser reconhecidas a partir de download de apenas 25% do total do arquivo, contra 50% dos GIFs.
Embora haja algum esforço de desenvolvimento neste sentido, o formato ainda não permite a formatação de animações.
■ As vantagens do uso de PNG sobre o JPEG dependem da característica de cada imagem. Os arquivos JPEGs costumam ficar menores, a não ser que precisem de contornos bem definidos (como no caso de publicação de textos) ou canais de transparência. A vantagem do PNG é que mostra pouca variação em diversos sistemas operacionais, browsers e dispositivos.
■ A densidade de pixels do formato é medida em pixels por metro. Isto pode causar erros no arredondamento da medida, na conversaõ entre pixels por polegada (PPI) e pixels por metro (PPM). A resolução de uma imagem em JPG em 300 PPI pode passar para 299 PPI quando convertida para o formato PNG, por exemplo.
(Atualizado em 3.7.2014)
Referências
→ LossyPNG, ferramenta para compactação de PNGs (Image Alpha, acesso em 30.7.2014)
→ Need for speed: Give your web pages a nitro boost, de Kristine Schachinger (Search Engine Watch, acesso em 3.7.2010)
→ PNGOUT, ferramenta para otimização de imagens em PNG
→ OptiPNG, ferramenta para otimização de imagens em PNG
→ Replace GIF with PNG Images (WebSiteOptimization.com, acesso em 5.4.2007)
→ PNG